domingo, 30 de agosto de 2009

Observadores internacionais participaram da Conseg

Por Crisler Samara
Dentre os participantes, foram convidados observadores internacionais do Paraguai, Chile, Uruguai, Colômbia, Alemanha, Venezuela, Costa Rica, Suíça, Peru, Argentina, Portugal, Itália, Moçambique e outros, no total haviam 35 observadores internacionais.

Último dia da Conferência Nacional de Segurança Pública

 Por Crisler Samara

Os participantes da Conferência Nacional de Segurança Pública aguardam hoje(31/8) anciosos para o resultado da votação que será divulgado na plenária final que inciará com o término da contagem dos votos.


Esquema de segurança da Conseg é reforçado


De acordo com o coordenador de segurança da Conseg, inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Evandro Bruno o esquema de segurança interna da conferência conta com efetivo variável. “planejamos a segurança de acordo com os eventos do dia, nos três dias anteriores disponibilizamos 35 seguranças para o evento, e hoje como é o dia mais caloroso, em que as discussões estão mais acirradas, com ação preventiva de possibilidade de vias de fatos preferimos aumentar o efetivo para 58 seguranças internos.


Detector de metais. Em média o coordenação Tem registrado duas tentativas por dia de participantes da área de segurança pública (policiais) entrar armados no evento. “Todos foram previamente avisados sobre a política de segurança da Conseg”, destacou o inspetor, relatando ainda que no primeiro dia (quinta-feira), foi constatado pelo detector de metais que um delegado da Polícia civil e outro da Polícia Rodoviária Federal chegaram à Conferência armados, no entanto, foram impedidos pela coordenação de segurança.


Todas as situações foram resolvidas de forma pacífica. A Polícia Militar de Brasília é responsável pela segurança externa do evento no Centro de Convenções Ulysse Guimarães.


Estamos preparados psicologicamente para qualquer tipo de conflito. Nossas intervenções têm sido realizada com negociação”.

Eleição democrática


Ao contrário da eleição política para prefeito, governador e outros, a votação para escolher novos princípios e diretrizes de segurança pública é uma eleição que permite a  prática da tão famosa  e em outras situações "ilegal" boca de urna, grupos de trabalhos que lutam pelos mesmos interesses, fazem cartazes entregam adesivos e vestem camisetas de campanha que representam seus interesses e argumentam para que outros participantes votem nas mesmas propostas que eles.
 No final de tudo, todos querem democrácia, no entanto, o resultado nem sempre pode parecer justo para todos, enfim, assim é a democracia.

Ansiedade pela democracia

Em fila quilométrica, maior que a fila da mega sena, participantes dizem estar ansiosos pela chegada hora de votar. O primeiro movimento histórico de segurança pública apresenta atos democráticos e de integração entre pessoas de Estados diferentes que, no entanto têm o mesmo, interesse em melhorar a segurança do Brasil.

Devido ao número de pessoas, a votação passa por um processo lento o que instiga os participantes a expressar seus interesses e direitos com gritos de reivindicações, vaias e gritos de guerra com nome de suas diretrizes escolhidas.

Últimas notícias da Conferência Nacional de Segurança Pública


Após a indicação de princípios e diretrizes feitas pelos grupos de trabalhos formados ontem pelos três mil participantes da Conseg, hoje pela manhã no Centro de convenções Ulysses Guimarães está ocorrendo a votação dessas indicações de mudanças no modelo de segurança pública. Após o encerrament, está marcado para as 14h a plenária final onde a comissão organizadora vai apresentar resultado a todos os participantes relatando os 10 princípios e 40 diretrizes mais votadas.

sábado, 29 de agosto de 2009

Participantes da Conferência Nacional de Segurança Pública

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Tenente coronel Santos Costa é homenageado pelo secretário Nacional

Diretora da Politec, Eliete Borges parabeniza o ten cel por ter seu trabalho reconhecido nacionalmente
Durante a palestra, o Secretário nacional de segurança pública, Ricardo Balestreri, falou da violência no Amapá especificamente no bairro Perpétuo Socorro. “Macapá tem um bairro que lidera no índice de violência que é o perpétuo Socorro, mas esse índice vai decair. Temos uma pessoa no Amapá que desenvolve um trabalho de Polícia comunitária que dá certo, um homem íntegro que tem contribuído muito para uma melhor segurança pública no Estado, que é o Coronel Santos Costa”, declarou o secretário nacional de segurança pública.
O Tenente coronel Santos Costa, disse sentir-se lisonjeado com o reconhecimento do secretário Balestreri. “Agradeço a Deus e ao secretário por essa homenagem. É muito satisfatório saber que nosso trabalho é reconhecido nacionalmente, posso dizer que é um grande incentivo para desenvolver trabalhos comunitários e participar de criações de políticas de segurança públicas”.
Para o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, a 1ª Conseg não encerra hoje as discussões, mas inicia o processo democrático das mudanças necessárias, como a construção de uma política de segurança pública alicerçada na cultura de paz e no respeito às garantias individuais.

Senasp quer implantar sistema de registros de ocorrências policiais em todos os Estados do Brasil


Durante coletiva a imprensa, ontem (27) em Brasília, o secretário nacional de segurança pública, Ricardo Balestreri com a participação da coordenadora geral da Conseg Regina Miki, assinou um Acordo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) de Minas Gerais. O documento oficializa a inclusão do Reds no modelo nacional que será desenvolvido pelo Ministério da Justiça para o setor e a sua expansão, a outros Estados da Federação. Segundo Balestreri, Minas Gerais tem um sistema de registros de ocorrências policiais que é o mais aprimorado do país. “Temos como oferecer o sistema, cabe a secretaria de segurança pública de cada Estado solicitar a implantação de registros nacionais de ocorrências policiais, a Senasp viabiliza metade da verba para o investimento”, ressaltou. Implantado em Belo Horizonte em 2005 e, no decorrer de 2007 na Região Metropolitana da capital (RMBH), o serviço permite que as ocorrências registradas por policiais militares, civis e corpo de bombeiros sejam armazenadas de forma unificada e cheguem ao conhecimento das autoridades policiais, Ministério Público e Judiciário no momento em que forem inseridas no sistema.
Para Balestreri, a expansão do serviço a outros Estados será uma forma de padronizar as informações e dados relativos à segurança pública, além de orientar estratégias de combate à violência. “Temos hoje sistemas muito diferenciados de registros de ocorrências, o que nos coloca por diversas vezes em desvantagem nas discussões em foros internacionais. A unificação do sistema vai favorecer a tarefa de pesquisadores sobre os índices de criminalidade e o planejamento das ações e estudos de combate à violência”, afirmou, acrescentando que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) deverá financiar a estruturação dos sistemas disponibilizando computadores de bordo para as viaturas policiais. O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, acredita que, assim como foi fundamental para Minas na redução dos índices de criminalidade, o Reds será também uma ferramenta valiosa para os outros Estados. “Depois da sua implantação aprimoramos as estratégias de combate das polícias civil e militar e como conseqüência, vimos cair os índices de criminalidade. Acredito que essa experiência deve se repetir em outros Estados respeitando, é claro, as particularidades de cada um”, disse. Campos Júnior fez questão de ressaltar que os bons resultados alcançados em Minas não se devem apenas ao Reds, mas à política de integração adotada no Estado. “O modelo de gestão integrada de segurança pública de Minas Gerais tem no Reds apenas um dos seus intrumentos. Trabalhamos de forma sitêmica com ações que vão desde a prevenção, passando pelo adolescente autor de ato infracional, até a execução da pena”, ressaltou. Além do Reds, outra ferramenta mineira fará parte do plano nacional de segurança pública do Ministério da Justiça: o método de Integração de Gestão em Segurança Pública (Igesp). Implantado em Belo Horizonte em 2005, o método foi inspirado no COMPSTAT, uma estrutura de gerenciamento policial adotado na década de 1990 pela prefeitura de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O modelo prevê ações conjuntas das polícias civil e militar para combater a criminalidade a partir de informações detalhadas sobre a ocorrência, como: local, hora, perfil do autor e reincidência. De posse dos dados, as ações policiais passam a ser direcionadas para aquele determinado ponto e horário. Além da capital e dos 34 municípios da RMBH, também seguem o modelo Igesp os municípios de: Uberaba, Juiz de Fora, Uberlândia, Montes Claros, Governador Valadares, Pouso Alegre, Patos de Minas, Curvelo, Ipatinga, Teófilo Otoni, Lavras, Unaí, Divinópolis e Barbacena. Até o final deste ano, municípios menores localizados no entorno destes, também deverão contar com o método.
Um grupo de trabalho constituído pela Senasp e representantes dos Estados de Minas, Paraíba, Sergipe, Piauí e Roraima será responsável pela formatação do Plano Nacional de Segurança Pública. De acordo com o secretário Ricardo Balestreri, os trabalhos do grupo começam na próxima semana.
O secretário informou ainda que, Paraíba, Sergipe, Piauí e Roraima vão implantar o sistema de ocorrências nacionais de registros policiais.Os trabalhos do grupo constituído pela Senasp começam na próxima semana.

Propostas de segurança pública são discutidas hoje

Hoje por volta das 14 horas iniciaram os debates em busca de melhorar o modelo de segurança pública no total estão disponibilizada 40 salas cada uma com diversos grupos de trabalhos. As propostas serão discutidas e selecionadas durante esta reunião dos grupos. O relatório final da Conferência apresentará os dez princípios e as 40 diretrizes mais votadas pelos participantes.
A escolha dos princípios e diretrizes está marcada para encerrar a 18h30. O resultado será divulgado amanhã pelo secretário nacional de Segurança pública Ricardo Balestreri.
Na avaliação da secretária-executiva da Conseg, Fernanda dos Anjos, a conferência é uma oportunidade que a população tem de contribuir para o fortalecimento de uma política nacional de segurança pública. "É um direito e um dever de toda a sociedade. Nada é mais legítimo e democrático. Convocamos a todos que participam desse debate para definição da política de segurança de nosso país.", frisou.


Das Conferências estaduais. Nas etapas municipais, estaduais e preparatórias, a Conseg envolveu 521 mil pessoas de 514 municípios. Foram realizadas 27 conferências estaduais, 266 municipais e 140 encontros preparatórios. Foram registradas ainda 1.140 conferências livres. Os estados que participaram com a maior quantidade de relatórios foram Paraná (260), Rio Grande do Sul (143), São Paulo (127) e Minas Gerais (87). Foram recebidos ao todo 1.359 documentos. Os relatórios resultaram no Caderno de propostas com sete eixos temáticos.

Amapá participa da I Conferência Nacional de Segurança Pública em Brasília
Diretora da Politec, Eliete Borges, coordenador de segurança comunitária - delegado Francisco Roberto e coordenadora da Conseg, Regina Miki
 
Por Crisler Samara

Após a etapa estadual da Conferência Nacional de segurança pública que ocorreu no Estado do Amapá nos dias 15, 16 e 17 de junho deste ano, representantes da sociedade civil, trabalhadores do poder público e gestores da área de segurança estão em Brasília para participarem do encontro nacional, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Tarso Genro dão início a abertura desta 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Representantes da Segurança Pública de Macapá como: secretário de Defesa e Segurança Pública, Delegado, Aldo Alves Ferreira em companhia dos gestores: comandante geral da Polícia Militar, Cel Gastão Calandrini, delegado geral da Polícia Civil, Paulo César; Diretora da Polícia Técnico-Científica, Eliete Borges; Comandante do Bombeiro, Cel Giovanni Tavares; Diretor do Iapen, Cel Walcyr Santos; titular da delegacia de Polícia da Capital (DPC), Ernane Soares e outros estão presentes neste momento histórico para a democratização da segurança pública no Brasil. No total 43 pessoas do Estado do Amapá estarão credenciadas na Conseg, sendo 17 da sociedade civil, 13 trabalhadores do poder público e 13 gestores da segurança pública.
Em Macapá, durante a conferência estadual foram votados sete princípios e 21 diretrizes. Dentre os princípios, o mais votado foi: Valorização do ser humano como parte integrante do processo, buscando assim, por meio da educação, capacitar o mesmo na comunidade, para interagir igualitariamente no meio social. Este princípio obteve 86 votos. E dentre as diretrizes, a mais votada por meio democrático foi: Ampliar e fortalecer o policiamento comunitário, assegurando transparências nas ações e a presteza no atendimento ao cidadão, para garantir a segurança da sociedade (166 votos).





I Conferência Nacional de Segurança Pública em Brasília



Por Crisler Samara


A I Conferência Nacional de Segurança Pública reúne três mil participantes o evento está ocorrendo no Centro de convenções Ulysses Guimarães em Brasília. O encontro deu início a sua programação ontem (27) e vai se estender até domingo(30). Além de capacitação, exposições, serão montados os grupos de trabalhos, com os representantes de todos os Estados do Brasil para apresentarem os princípios e diretrizes escolhidos pela sociedade civil, trabalhadores do poder público e gestores da área indicados durante as Conferências estaduais.

Sobre a Conferência Nacional de Segurança Pública. A Conseg foi lançada em dezembro do ano passado pelo Ministério da Justiça. O objetivo geral da Conseg é definir princípios e diretrizes orientadores da Política Nacional de Segurança Pública, com participação da sociedade civil, trabalhadores e poder público como instrumento de gestão, visando efetivar a segurança como direito fundamental.
A principal tarefa do grupo, durante os quatro dias de Conferência, será analisar o Caderno de Propostas, com os princípios e diretrizes definidos nas atividades que antecederam a etapa nacional da 1ª Conseg. Serão abordados temas como prevenção social da violência, combate qualificado ao crime, valorização dos trabalhadores, gestão democrática e controle social da segurança pública.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

6º Batalhão organiza caminhada pela Paz


Neste último sábado (22) o 6º Batalhão da Polícia Militar realizou a I Caminhada pela Paz Social em comemoração aos cinco anos de criação da Unidade policial. 
A população se fez presente neste ato, incluindo as escolas Tiradentes, Gabriel de Almeida Café, Azevedo Costa, Maria Ivone, Coaracy Nunes, José de Anchieta, Goiás (Distrito do Coração), Lagoa dos Índios, Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Escola Emílio Médici e Colégio Amapaense.
Para o comandante do 6º BPM, Ten cel Edilelson, esta ação representa o quanto a comunidade luta para que reduza a violência no Estado. Muitas entidades participaram da caminhada que iniciou no bairro Perpétuo Socorro e percorreu as principais avenidas do centro até chegar no Parque do Forte.


Além de moradores do bairro Perpétuo Socorro estavam presentes integrandes da Associação dos Deficientes do Amapá (Adefap); Associação das Mulheres Vítimas de Escalpelamento, Grupo Escoteiro Veiga Cabral; Projeto Cidadão Mirim, Projeto Tiradentes e Granada, Projeto Telecentro de Inclusão Digital, 2º BPM, 3º BPM – BA, 4º BPM – Santana, 7º BPM – Interior e Citran. Cerca de duas mil pessoas participaram da Caminhada pela paz inclusive muitas crianças. No término da mobilização os participantes contaram com apresentação do Cantor Zé Miguel.
De acordo com o comandante do 6º Batalhão, a campanha pela paz continuará até o dia 5 de setembro. “Todos estão convidados a fazer parte dessa ação de solidariedade, estamos arrecadando alimentos não perecíveis que podem ser entregues na sede do 6º BPM localizado no bairro Peropétuo Socorro”,destacou o comandante.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Adolescente é detectada ao passar trote para o 190




Ontem por volta das 17 horas uma garota de 14 anos ligou duas vezes para o disque emergência 190, simulando um estupro.
No entanto, a tal denúncia embora tenha sido bem interpretada pela garota que falava com a voz trêmula, como se estivesse chorando, a supervisora do atendimento SD BM Caroline Ferreira, achou a denúncia duvidosa e em seguida retornou a ligação e quem atendeu ao telefone celular foi a mãe da adolescente desmentido o tal acontecimento. O trote foi detectado e o Ciodes tomou as providências.
Hoje pela manhã, atendendo ao pedido da coordenadora do Ciodes, major Vera Lúcia, a mãe trouxe a menor de 14 anos para ouvir a gravação da ligação e comprovar que sua filha passou trote para o 190.
Segundo a coordenadora do Ciodes a garota negou ter cometido a violação. A mãe só acreditou quando ouviu a voz da filha. “A adolescente chegou aqui no Ciodes negando que havia passado trote, afirmou pra mim que não tinha feito isso, por fim, levei as duas ao Centro de Processamento de Dados do Ciodes para elas ouvirem a gravação por meio da nossa Central de gravação Voice, e estava registrado tudo, inclusive o número do telefone que ela havia ligado. Não tinha mais como negar que era ela”.
A mãe da garota reconheceu na hora a voz da filha e demonstrou decepção. A garota chorou e disse que nunca mais vai passar trote para o Ciodes. “Esperamos que esta constrangedora situação tenha servido como lição”, concluiu a coordenadora do Ciodes.
O 190 é para urgência e emergência. Trote é crime e prejudicar o serviço da Polícia.
Segurança é direito de todos!

Assessoria de comunicação / Ciodes
Crisler Samara
Crisler.jornalista@hotmail.com
3312 21 73

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Programação de aniversário do 6º BPM

A comemoração por cinco anos de trabalho do 6º Batalhão da Polícia Militar inicia hoje (18) com uma vasta programação de paz, lazer, entretenimento e palestras para policias do comando e a população. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO 6º BPM
ABERTURA
DATA: 18 de agosto (3ª feira);
HORARIO: 17h;
EVENTO: Culto Ecumênico e canto de parabéns;
LOCAL: Sede do 6º BPM – Av. Rio Xingu 357 – Perpétuo Socorro

DATA: 22 de agosto (sábado)
EVENTO: I Caminhada do Urso Pela Paz Social
HORARIO DA SAIDA: 16h
HORÁRIO DA CHEGADA: 18h (prevista)
LOCAL DA SAÍDA: AV. Nações Unidas, (em frente a Escola Estadual Deuzuite Cavalcante).
LOCAL DA CHEGADA: Na Praça do Parque do Forte
ENCERRAMENTO: show da paz (artistas locais)
PERCURSO: Croqui em anexo.

CICLO DE PALESTRAS
DATA: 25/08/09 (3ª feira)
EVENTO: Palestra interativa com a tropa;
TEMA: Relações Interpessoais, “família, trabalho e Sociedade”;
PALESTRANTE: Drª. Deyse Alexopulus;
LOCAL: Auditório da FIEAP, Av. Pe. Julio Mª. Lombard, em frente ao Supermercado Santa Lúcia;

HORÁRIOS:
1ª ETAPA: 8h30 às 9h10;
INTERVALO: 9h10 às 9h30 (coffee break);
2ª ETAPA: 9h30 às 10h10;

DATA: 26/08/09 (4ª feira)
EVENTO: Palestra interativa com a tropa;
TEMA: Mediação Comunitária de Conflitos, “Polícia e Comunidade”;
PALESTRANTE: Dr. Marcelo Moreira;
LOCAL: Auditório da FIEAP, Av. Pe. Julio Mª. Lombard, em frente ao Supermercado Santa Lúcia;

HORÁRIOS:
1ª ETAPA: 8h30 às 9h10;
INTERVALO: 9h10 às 9h30 (coffee break);
2ª ETAPA: 9h30 às 10h10;

DATA: 27/08/09 (5ª feira)
EVENTO: Palestra interativa com a tropa;
TEMA: Ética Profissional;
PALESTRANTE: Dr. Marconi Pimenta;
LOCAL: Auditório da FIEAP, Av. Pe. Julio Mª. Lombard, em frente ao Supermercado Santa Lúcia;

HORÁRIOS:
1ª ETAPA: 8h30 às 9h10;
INTERVALO: 9h10 às 9h30 (coffee break);
2ª ETAPA: 9h30 às 10h10

DATA: 31/08/09 (2ª feira)
EVENTO: III Ação anti-estresse;
RESPONSABILIDADE: Equipe do CRTN;
LOCAL: 6º BPM;
HORÁRIO: 8h às 12h

PROGRAMAÇÃO
DATA: 06/09/09;
EVENTO: “I CORRIDA DO URSO” PREMIAÇÃO E ATIVIDADE CAMPESTRE NA ASSPM/BM;
HORÁRIO: 8h;
LOCAL DA SAÍDA: Frente do 6º BPM “Urso”;
LOCAL DA CHEGADA: SEDE ASSPM/BM;

Enviado por: Matias Rodrigues dos Santos – 1º TEN QOPMA
Chefe da Seção de Comunicação Social e Eventos

Polícia Rodoviária Federal lança edital para 750 vagas

A remuneração inicial é de R$ 5.620,12.
Há vagas em quase todos os Estados e no DF, as exceções: MT, PA e AC.

Polícia Rodoviária Federal
Inscrições
Até 11 de setembro
Salário R$ 5.620,12
Vagas 750
Taxa de inscrição
R$ 100,00
Prova Data a ser divulgada
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriu concurso público para 750 vagas de policial rodoviário federal. O concurso será realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (FUNRIO).
Há vagas em todos os Eestados, com exceção de Mato Grosso e Pará, que foram contemplados no último concurso para 340 vagas, e do Acre. O maior número de vagas é para o Paraná (190). A jornada de trabalho é em regime de escala de revezamento, com carga horária de 40 horas semanais. A remuneração inicial é de R$ 5.620,12 e o servidor terá direito a auxílio alimentação no valor de R$ 161,99.
O candidato deve ter nível superior em qualquer área e carteira de habilitação categoria “B” ou superior. O concurso público será composto de duas fases. A primeira fase será composta de quatro etapas: prova objetiva e redação, exame de capacidade física, avaliação psicológica, avaliação de saúde. A segunda fase será composta de curso de formação profissional.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.funrio.org.br, a partir desta quinta-feira (13) até as 23h59 do dia 11 de setembro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00 (cem reais).
A prova objetiva, redação, exame de capacidade física, avaliação psicológica e avaliação de saúde serão realizadas na cidade escolhida pelo candidato. A redação será realizada juntamente com a prova objetiva. A data será divulgada em breve pela organizadora.
As provas serão realizadas nas capitais de Rio Branco, Maceió, Manaus, Macapá, Salvador, Fortaleza, Brasília, Vitória, Goiânia, São Luís, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Belém, João Pessoa, Recife, Teresina, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, Porto Velho, Boa Vista, Porto Alegre, Florianópolis, Aracaju, São Paulo e Palmas.
A investigação social e/ou funcional será realizada durante o andamento do concurso.
Os candidatos considerados aprovados serão classificados de acordo com o estado escolhido para trabalhar.
A participação no Curso de Formação Profissional implicará no compromisso do aluno em permanecer em efetivo exercício no cargo pretendido pelo período mínimo de dois anos, sob pena de pagamento de indenização das despesas expendidas pela União com a formação e preparação.
O prazo de validade do concurso será de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, contado a partir da data de homologação do resultado final da primeira turma do curso de formação.

Enviado por: Nonato Côrte - Núcleo de Comunicação Social - 4º Distrito Regional de Polícia Rodoviária Federal.

Mais informações
http://www.apostilasopcao.com.br/apr2.php?conc=1798&gclid=CMfzj92grZwCFeFM5QodOgOPjg

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Citran na Operação Saturação da PM

Além do trabalho diário de policiamento no trânsito, a Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar (Citran) teve participação na Operação Saturação, a qual iniciou na última sexta-feira (14) e se estendeu até o domingo (16).
No trabalho ostensivo das 23h de sábado até às 5 da manhã de domingo, a Citran abordou 474 veículos. Nesta ação foram lavrados 75 autos de infração, 28 veículos foram removidos para o pátio do Detran, foram recolhidos uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 10 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Flagrantes. A negligência no trânsito continua sendo alarmante em Macapá. Embora esteja explicita a lei seca, condutores insistem em dirigir quando estão consumindo bebida alcoólica, dentro deste contexto de infração, cinco pessoas foram presas por embriaguez, todas encaminhadas para o Ciosp do Pacoval, onde o delegado arbitrou fiança de dois salários mínimos que dá um total de R$ 930.
Segundo o Comandante da Citran, Capitão Jones, o condutor flagrado com sintomas de embriaguez é abordado pelo policial e autuado de acordo com a lei 11.705 (lei seca) responderá por processo penal e administrativo e pode ter sua habilitação suspensa por um ano.
Além da fiança, multa por embriaguez é de R$ 954, 70, além disso, o condutor terá que pagar a taxa de remoção do veículo e mais o curral. “Mesmo com o perigo contra a vida, causado por motoristas que provocaram acidentes no trânsito por estarem embriagados e com todo esse prejuízo financeiro, a Citran já flagrou condutores reincidentes, ou seja, eles estão sendo autuados pelo mesmo erro e continuam infringindo a lei”, disse o comandante Jones.
Para o comandante da Citran falta um pouco de consciência no cidadão. “A fiscalização da polícia ajuda mais não resolve o problema,O tripé do trânsito é: Engenharia (sinalização), fiscalização e educação, sendo que fiscalização e educação devem caminham juntas”, esclareceu ele, informando ainda que: “Em termos proporcionais, a violência no trânsito em Macapá se compara com cidades grandes e o principal termo responsável por acidentes e mortalidade no trânsito é a imprudência do condutor”.

Assessoria Ciodes
Crisler Samara
3312 21 73
Crisler.jornalista@hotmail.com

6º BPM traz resultados positivos da Operação Saturação



A Operação Saturação feita em parceria com fiscalização de polícia administrativa do município, obteve resultados significativos. No sábado (15) foi a vez do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) entrar em ação.
A Operação ocorreu na área que abrange o policiamento do 6º Batalhão, que é toda a extensão da cidade que inicia à margem do rio Amazonas até o Distrito de Coração. Sob o comando do Tenente coronel Edilelson, os policiais do 6º BPM tiveram dois focos durante a operação: vistoria de estabelecimentos; abordagem nas áreas periféricas: Perpetuo Socorro, Cidade Nova, Nova Esperança e Piçarreira, que de acordo com o comandante do 6º, TC Edilelson são as áreas que apresentam maiores índices de violência (briga de gangue e tráfico de drogas).

Funcionamento irregular. Com objetivo de reduzir o índice de violência e criminalidade por meio de ações preventivas, o policiamento do 6º BPM resultou no fechamento de cinco estabelecimentos do tipo 24 horas, por funcionamento irregular. 15 vendedores ambulantes foram convidados a encerrar as atividades por estarem comercializando bebidas alcoólicas em frente à Aerc (casa de shows); 26 barracas da Beira Rio foram fechadas por exceder o horário de funcionamento. Foram fechadas as portas também de 20 estabelecimentos entre bares e lanchonetes por não apresentarem documentação e devido ao funcionamento até 4h quando o horário determinado por lei é até 2h.
A ação ocorreu em parceria com o Corpo de Bombeiro, Guarda municipal, Secretaria de desenvolvimento urbanístico e Secretaria de Finanças do Município. O TC Edilelson fala sobre a importância da polícia administrativa neste tipo de operação. “Trabalhar com esta parceria rende mais resultados porque os infratores já são autuados na hora e os estabelecimentos irregulares são fechados. Nessa ação foram feitos processos administrativos, os proprietários desses estabelecimentos serão autuados e terão que responder pelo erro, o que em últimos casos pode se transformar em cassação do alvará”.
Os cinco estabelecimentos 24h fechados e notificados foram: lanchonete ideal, tradição lanches, bar da UBMA, Rei das frutas e Marcelo e Cia.
No decorrer do policiamento na área do 6º, foram apreendidas duas cabeças de cocaína no bairro Perpétuo Socorro. Sete pessoas foram presas por perturbação do sossego, violência contra mulher e rixa. O comandante do 6º BPM ressaltou ainda: “O comando geral da PM quer que essa operação ocorra com mais freqüência e com certeza vai ter continuação neste próximo fim de semana”.

Assessoria de comunicação do Ciodes
Crisler Samara
3312 21 73

Coordenadoria de Segurança Comunitária inicia novo curso para a Defesa e População do Estado

Sob a direção do delegado Francisco Roberto, a Coordenadoria de Segurança Comunitária inicia nesta segunda-feira (17), o novo Curso Nacional de Promotor de Polícia (segurança) Comunitária. A primeira turma iniciará o curso amanhã às 8h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado. O curso disponibilizou 650 vagas divididas em 13 turmas e terá seu término previsto para o mês de outubro. De acordo com o coordenador de segurança comunitária, delegado Francisco Roberto, o curso será ministrado também nos municípios de Porto Grande, Tartarugalzinho, Laranjal do Jari e Vitória do Jari. “O objetivo deste encontro é capacitar policiais civis, militares, bombeiros, agentes do Iapen e sociedade civil organizada, por meio dos Conselhos de Segurança Comunitária”, explicou o coordenador.
Dentre os assuntos falados pelos instrutores do curso, serão enfatizados: Direitos Humanos, Relações Interpesssoais, Polícia Comunitária, estão pela qualidade de segurança pública, mobilização social, estruturação dos conselhos comunitários e outros.

Sugestão de entrevistado: Coordenador de Segurança Comunitária, delegado Francisco Roberto.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PAUTA: PMAP deflagra Operação Saturação


A Polícia Militar vai intensificar ações policiais em praças, bares, boates, casas de show e estabelecimentos congêneres, a operação saturação vai ser realizada no próximo fim de semana, a partir de sexta-feira (14).
A ação policial de caráter preventivo e repressivo visa reduzir índices de criminalidade com abordagens de transeuntes e freqüentadores de locais de risco. Para esta grande ação policial, todos os Batalhões operacionais de Macapá estão incluídos, os quais serão apoiados pelo Bope e pelos alunos dos cursos de formação de cabos e de sargentos.
Fonte: Dicom PMAP

Sugestões de entrevistados:
Diretor de Inteligência e Operações: Cel Carlos
Comandante do 6º BPM: TC Edilelson
Comandante do 2º BPM: TC Santos Costa
Comandante do 1º BPM: TC Palmira das neves
Comandante do Bope: Maj Rômulo César

Assessoria ciodes
crisler.jornalista@hotmaill.com
3312 2173

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Estatística: Estupro e tentativa de estupro

De acordo com a estatística do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), no 1º semestre deste ano foram registradas 64 solicitações de tentativa de estupro e 52 estupros.
Entre os 24 bairros onde ocorreram a violência, o congós aparece em primeiro lugar com cinco estupros no primeiro semestre, os bairros: Centro, Brasil Novo, Perpétuo Socorro, Jardim Felicidade, Universidade foram registrados pelo 190, com três casos de estupros em cada um desses bairros.
Embora o Ciodes 190 tenha computado 52 casos de estupros, apenas 37 foram registrados na Delegacia de Crime Contra mulher (DCCM).
De acordo com a delegada titular da DCCM, Josymaria Coelho durante o ano passado a delegacia da Mulher registrou 48 casos de estupros, “ Dessa forma, 37 estupros em apenas num semestre é considerado alto, pois ainda temos basicamente o 2º semestre inteiro pela frente”.
A delegada explica que quando a vítima é menor geralmente o abuso é feito por pessoas próximas como pai, tio, vizinho e quando é maior de idade o crime é praticado por pessoas desconhecidas. "Neste caso,na maioria das vezes o criminoso age encapuzado, alguns foram presos em flagrantes e outros por inquérito policial, quando a vítima é criança, a ocorrência é encaminhada à Delegacia da Criança e Adolescente", acrescenta.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O curso “O profissional do século XXI” proporcionado pela Politec, foi um sucesso!

Mais de 100 servidores se fizeram presentes no curso “O profissional do século XXI” que ocorreu nos dias 9 e 10 deste mês no auditório da Polícia Técnico-científica (Politec). Além dos colaboradores da Polícia Técnica, a coordenadora geral do 190 e profissionais dos setores: administrativo;Núcleo de Informação e Estatística e Controle de qualidade do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) também participaram do encontro com a Nelma
Setúbal, consultora do curso. A coordenadora do Ciodes demonstra satisfação em participar deste momento. “É uma honra participar deste curso, uma aula de auto-avaliação. Tenho certeza que a maioria que está aqui vai melhorar a forma de atender as pessoas e vai poder passar aos companheiros de trabalho o aprendizado que tivemos aqui”, disse a coordenadora do Ciodes, ressaltando ainda um novo propósito: “Vou sair do curso com objetivo de levar a Nelma Setubal para ter um grande encontro com os colaboradores do Ciodes-190”. Para a diretora da Politec, esta palestra é kit de auto-ajuda e reflexão: “A Nelma Setubal tem uma grande oratória de aplicar o aprendizado tudo com muito humor o que torna o momento mais agradável. A palestra te mostra o porquê é importante tratar as pessoas sempre bem, te faz perceber o quanto é importante ter entusiasmo, perseverança e tudo de positivo para se ter melhor relacionamento em âmbito pessoal, profissional, em casa, com os amigos e isso é ótimo”. De acordo com a diretora da Politec, Eliete Borges, este é o primeiro de muitos outros cursos que a Politec vai oferecer com intuito de sempre aperfeiçoar o atendimento público. Confira as fotos do curso “O Profissional do século XXI”.
Gestora do Ciodes, major Vera e equipe integrada: PC,BM, Iapen e PM



Consultora Nelma Setubal e Coordenadora do Ciodes, Major Vera Lúcia

Diretora da Politec e a estudante de medicina Ennara Borges


Colaboradores do serviço público



Consultora deste curso ladeada por servidora da Sead, assessora do Ciodes, Crisler Samara e secretária da coordenadoria de Segurança Comunitária, Angélica Carneiro