terça-feira, 29 de setembro de 2009

Comandante geral da PM visita o Ciodes 190



Por Crisler Samara


O comandante geral da Polícia Militar, Cel Gastão Calandrini fez uma visita hoje pela manhã (29) ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), acompanhado do ajudante de ordem, capitão Adamor; diretor de inteligência e Operações da PM (Diop), ten cel Carlos; diretor de apoio logístico, ten cel José Ferreira, chefe de projetos da PM, Ten cel Luis Carlos e Corregedor geral, Cel Dias.
Na presença da coordenadora geral do Ciodes Major Vera Lúcia, coordenador da Polícia Militar major Ludfrankson e dos policiais da casa, a formatura iniciou às 8h no auditório do Centro onde foram abordados assuntos de interesse da Polícia Militar, dentro deste contexto, o cel Calandrini falou sobre o resultado favorável que a estatística do Ciodes apresenta para o melhor desempenho operacional da PM. “A partir das manchas detectadas no mapa termal elaborado pelos policias que trabalham no Ciodes, conseguimos identificar os pontos de maior índice de criminalidade e assim cada Batalhão da Polícia Militar (BPM) tem conhecimento do ponto negativo de sua área de atuação. Isso pra gente significa melhoria porque a partir dos dados coletados pelo Ciodes são desenvolvidas melhores estratégias de policiamento nas áreas apontadas”, disse o comandante da PM ressaltando ainda que: “O 190 é um termômetro, bom para mensurar o nível de satisfação da população com relação à Polícia Militar”.
Outros assuntos como: cursos, estatuto, sistema operacional da PM, obras e investimentos em novos quartéis foram destacados pelo Comandante Gastão Calandrini. “Existe a previsão de construção do 6º BPM no Perpétuo Socorro, BPM da área norte previsão do 1º BPM, construção da Corregedoria Geral da PMAP e o prédio do psicossocial da Polícia Militar”.
A formatura encerrou às 9h com um café da manhã oferecido a comitiva do comandante geral da Polícia Militar.







quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ciodes em momento de louvor





Peregrinação de Nossa Senhora de Nazaré



Seguindo estas manhãs de romaria que antecedem ao Círio (11 de outubro), hoje (24) a imagem de Nossa Senhora de Nazaré chegou ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) onde houve uma calorosa recepção por todos os religiosos presentes.
Pelo segundo ano consecutivo, o Ciodes faz parte da peregrinação de Nossa Senhora, os servidores do Centro participaram da missa em louvor a Santíssima em companhia dos servidores da Secretária da Receita que acompanharam este momento religioso.
Para a coordenadora do Ciodes, Major Vera Lúcia, este órgão da segurança pública também precisa de momentos religiosos. “A cada ano me emociono mais, a missa foi linda senti uma paz tão grande e o que me deixa mais feliz é poder compartilhar este momento com meus companheiros de trabalho. Estamos todos agradecidos por essa benção aqui no Ciodes”.
Antes de encerrar o ato religioso, o padre acompanhado dos servidores, levou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em todos os setores deste Centro para abençoar o local e os demais colaboradores do 190 que estavam de serviço. Após a missa, a coordenadoria ofereceu um café da manhã a todos.
Confira alguns momentos desta Celebração:


















quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Aniversário da coordenadora do Ciodes, major Vera Lúcia e da SD PM, Sheila Yanne



Hoje pela manhã foi dia de comemoração no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes).
Os colaboradores deste Centro organizaram um café da manhã surpresa para receber as duas aniversariantes, major Vera Lúcia e SD PM Sheila Yanne.
Para atrair a major. De acordo deliberalidade da administração geral do Ciodes, o servidor tem folga no dia de seu aniversário, desta forma, a coordenadora do Ciodes não viria ao Centro hoje. No entanto, como convidado, o comandante geral da Polícia Militar, Cel Gastão Calandrini recebeu a missão, de atrair a major Vera para o Centro, o que não foi difícil, pois ele atuo sob forte argumento "falso" que quase fez a major chorar. Ao final de ouvir umas inverdades, as quais faziam parte do combinado, o comandante Cel Calandrini conseguiu levá-la para o auditório, onde os servidores, a mãe da major e alguns convidados como: Ten cel José Ferreira, Ten Cel Jaime, Major Cordeiro, aguardavam por ela em clima de festa e surpresa total para nossa coordenadora.
Em nome de todos os servidores do Ciodes e convidados, a assessoria de comunicação deseja feliz aniversário para a SD Sheila e agradecer por ser uma grande colaboradora do 190. E quanto a Major Vera Lúcia, felicidades pela passagem deste dia e que Deus continue lhe dando o dom de liderança. Parabéns pelas metas alcançada neste Centro.
Parabéns!!!


























sexta-feira, 18 de setembro de 2009


Coordenadora da I Conferência Nacional de Segurança Pública, Regina Miki ao lado da educadora penitenciária Maria Ameida

PEC 308/2004: estamos cada vez mais fortes


Por
Maria José Souza Almeida
Educadora penitenciária
Instintuto de Administração penintenciária do Amapá

Durante quatro dias, de 27 a 30 de agosto do ano em curso, a capital do Brasil, viveu intensos momentos de demonstração de democracia, quando da realização da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública-CONSEG. Lá estiveram, reunidos, representante de todo país da área de segurança pública, sendo 30% (bombeiros, policiais civil, rodoviária, federal e militar, agentes penitenciários, etc.), 40% da sociedade civil organizada (Associações de Moradores, de prostitutas, grupo GLTB, entre outros) e, 30% de convidados (gestores) para uma discussão sobre os novos rumos da segurança pública no Brasil. O presidente Luis Inácio Lula da Silva, na solenidade de abertura falou “é preciso ‘parar de procurar culpados para um dos problemas mais debatidos no país: a violência”. E, continuou, “deve-se estabelecer a lógica de que 190 milhões de brasileiros são responsáveis pelo problema, desde as autoridades até o mais humilde dos homens”. Eu, como educadora penitenciária, estive lá representando o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá. Representando o meu segmento, na busca de melhorias para o sistema prisional brasileiro, que conta, atualmente, com uma população carcerária de aproximadamente 470 mil presos no país, sendo 76% de jovens. A busca de melhorias passa, entre outros, por uma reestrutura de instalações prediais e pela criação de um quadro efetivo de servidores penitenciários (educadores, agentes penitenciários, médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros entre outros). Passa também, pela aprovação da PEC 308/2004 que precisa ser aprovada. Companheiros, agentes penitenciários, estão alguns anos nessa luta para conseguir a aprovação. E, nessa CONSEG demonstraram força, articulação e muito empenho. A articulação, de norte ao sul do país foi invejável, parabenizada, inclusive, pelo ex-diretor do Departamento Penitenciário Nacional-DEPEN, Dr. Maurício Kuehne. Conheci alguns colegas, de trabalho, que são verdadeiros guerreiros. No momento interativo, com as propostas discutidas e colocadas, em painéis, para livre acréscimo de opiniões dei minha parcela de contribuição. Minha contribuição, não entendida, no primeiro momento, por alguns colegas (agentes penitenciários), que estavam na sala de número 35 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, foi de muita importância, neste momento de construção da política nacional de segurança pública. O fato de eu não aceitar a redação da diretriz 6.6. do Eixo 6- Diretrizes para o Sistema Penitenciário, gerou muita polêmica. Porém minha não aceitação passou pela nomenclatura agente penitenciário e, em relação à guarda, custódia e escolta. Onde estava o servidor penitenciário e a reinserção social? Sou educadora penitenciária, igual ao meu grupo existem outros profissionais dentro do sistema prisional que eu não conseguia enxergar na diretriz. A palavra reinserção social, também não estava contemplada.
Sei que não foi fácil, para grande maioria, dos agentes penitenciários, declinar da priorização dos mesmos. Porém, naquele momento era hora de estarmos unidos em busca de um novo modelo para o sistema prisional brasileiro, pautado no respeito dos direitos e dignidade da pessoa humana e na reintegração social. O apoio de Margarethe Freitas, psicóloga do vizinho estado do Pará, foi fundamental para redefinir o texto. Após a redefinição os textos foram colocados para votação de todos os 3.000 delegados que tinham direito a voto. As Diretrizes 6.6 A, 6.6 B e 6.6 C tinham, praticamente, a mesma redação. Mas, uma vez a articulação e o acreditar na proposta mobilizou todos os agentes penitenciários e, foi definida a priorização da redação da diretriz 6.6 A. Resultado: nossa diretriz, com 1.095 votos foi à primeira colocada com a seguinte redação: “Manter no Sistema Prisional um quadro de servidores penitenciários efetivos, sendo específica a eles sua gestão, observando a proporcionalidade de servidores penitenciários em policiais penais. Para isso: aprovar e implementar a Proposta de Emenda Constitucional 308/2004; garantir atendimento médico, psicológico e social ao servidor; implementar escolas de capacitação”.
Servidores penitenciários, essas duas palavras transformaram, para melhor a redação Agora sim. Fomos todos vencedores, nessa batalha. Ainda sinto o gosto da vitória, mas a luta continua essa ainda não terminou, pois precisamos da aprovação, no Congresso Nacional, da PEC 308/2004. Espero contribuir muito em mais essa batalha.
Obrigada ao Coordenador-Geral do Sindicato dos Agentes Penitenciários da Bahia, Roquildes Ramos Silveira, que me enviou um e-mail onde se lê: “....não há como negar que você é parte dessa vitória....então veja que precisamos muito de pessoas como você de um espírito revolucionário. Aprendi muito contigo”. Também aprendi muito com você companheiro e, tenho certeza que daquele momento e daqui para frente, irão somar-se a essa batalha, outros companheiros que não conseguiam se enxergarem na PEC 308/2004, antes da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. E, a partir do dia 31 de agosto do ano em curso somos os responsáveis por repassar a toda sociedade brasileira o que foi debatido em Brasília, na 1ª CONSEG e que todos possam amadurecer em busca de um Brasil infinitamente melhor.

Maria José Souza Almeida









quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ciodes no desfile de 7 de setembro







Por Crisler Samara
Depois de dois anos de existência, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), participa do desfile de 7 de setembro.
 Sob coordenação da major Vera Lúcia, 23 colaboradores do 190 acompanhados de 30 crianças, fizeram parte do grande desfile da Independência.