terça-feira, 13 de outubro de 2009

Balanço do feriadão religioso


Por Crisler Samara

Neste feriado referente ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré (11) e ao Dia de Nossa Senhora de Aparecida e Dia das crianças (12), o Centro Integrado de Operações de Defesa Social – 190 (ciodes) contabilizou um total de 10.788 ligações feitas para o 190. Deste total, 2.434 foram tipificadas como ligações válidas, ou seja, as ligações que realmente geraram ocorrências e 777 foram trotes.
De 777 trotes passados para o Ciodes-190, 48 foram efetivos, ou seja, os quais fizeram com que a Polícia Militar, Bombeiro Militar se deslocassem aos locais das supostas ocorrências, que, no entanto, eram falsas. Trote é uma ação ilegal de acordo com o Artigo 340 do Código Penal, Comunicação falsa de crime ou de contravenção. “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado”.
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

FERIADÃO DO CÍRIO
Solicitações mais relevantes no período de 9 a 12 de outubro

De acordo com as estatísticas do Núcleo de Informação e Estatística (NIE) do Ciodes, Dentre as mais diversificadas tipificações do Centro, Crimes Contra a pessoa atingiu um número de 341 casos, sendo dois homicídios, 54 lesões corporais e 284 outros crimes contra a pessoa.
Outro tipo de solicitação que teve destaque foi crime contra o patrimônio, somando 502 ocorrências, das quais estão subdivididas em furtos (60); roubos (58) e outros crimes contra o patrimônio (43).

Nenhum comentário:

Postar um comentário